sábado, 17 de março de 2012

Resumo do livro do mês de Março:

Escola Básica Aviador Brito Paes





Livro: À beira do lago dos encantos
Autor: Maria Alberta Menerés

->  Maria Alberta Menerés é uma professora, jornalista e escritora portuguesa.
Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas, escreveu o primeiro livro em 1952, com o título Intervalo. Em 1960, Água-Memória, valia-lhe o prémio do Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi.
De 1965 a 1973 foi professora nos Ensinos Técnico, Preparatório e Secundário, tendo leccionado Língua Portuguesa e História. Colaborou com vários jornais e revistas literárias — Diário de Notícias, Távola Redonda, Cadernos do Meio Dia e Diário Popular, onde coordenou a secção de iniciação à literatura.
De 1974 a 1986, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Rádio e Televisão de Portugal e, em paralelo, organizou a Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa, com Ernesto de Melo e Castro, seu marido.
Entre 1990 e 1993 dirigiu a revista Pais. Entretanto, na Provedoria da Justiça, foi-lhe dada a responsabilidade Provedora de Justiça de Crianças.
A sua obra infanto-juvenil inclui poesia, contos, Banda desenhada, teatro, novelas, cómicos e a adaptação de clássicos da literatura. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, pelo conjunto da sua obra literária. Em 2004 deu nome a um agrupamento de escolas, na Tapada das Mercês, em Sintra






Resumo: A história passa-se num planeta desconhecido, quase semelhante á terra, mas diferente na existência de objectos transparentes, sem cor e impalpáveis. Neste planeta surgiram ele e ela, dois jovens que procuram o conhecimento e desvendar o desconhecido através da procura de significados para o que os rodeia.  Um dia aparece João que com a ajuda do vento, inicia a descoberta para o desconhecido, começando por chamar-lhes Adão e Eva. Posteriosamente João oferece-lhes a vista, o ouvido, o olfacto, o gosto e o tacto abrindo-lhes também as portas para a amizade e o que os rodeia. Mais tarde chega uma fada que os leva a descoberta dos sentidos e á exploração da imaginação. Por fim, surge o tempo que os ensina a estarem atentos á passagem do tempo. Após toda esta descoberta, Adão e Eva partem com os pais á procura de coisas desconhecidas.





 





Imagem in: mediabooks

sexta-feira, 16 de março de 2012

No dia em que me tranformei numa galinha:

Tema: No dia em que me transformei numa galinha.

Era uma vez um homem chamado Nini que quando acordou de manha se transformou numa galinha.

Ele comportava-se tal e qual como uma galinha. Tinha as penas muito grandes, tinha uma linda crista, umas asas muito grandes, umas patas com as unhas de 10 cm e um bico que parecia uma avioneta.

Como ele se comportava como uma galinha, teve que ir para o galinheiro. Quando os pais viram que ele se tinha transformado numa galinha, morreram os dois com um AVC.

Quando o homem que tratava da quinta foi tratar das galinhas, viu os pais da galinha lá mortos telefonou para o 112. Quando o 112 chegou, o senhor disse que já não havia salvação, porque eles tinham sido muito lentos.

Quando a galinha soube o que aconteceu, ficou muito triste e foi enfardar 5KG de milho para lhe passar a tristeza.

Ao fim de 10 dias transformou-se outra vez em homem, ele ficou muito triste em ter perdido os pais que tanto o amavam. Ele não se conformou e matou-se também e assim acabou a trágica história do nini.

As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C.






Imagem in: blogspot